Instituto Santo Pet

MEU CARRINHO
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Tudo sobre enriquecimento ambiental para cães


  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Os cães são animais naturalmente ativos. O ambiente doméstico preparado para nós é muito entediante para eles.

 

No início, quando só existiam cães selvagens, vivendo na natureza, eles precisavam enfrentar muitos desafios para sobreviver. tinham que encontrar comida, água e lugar para se abrigar. Estavam o tempo todo exercitando o corpo e mente.

 

Hoje, os cães domésticos não precisam mais de todo esse esforço para sobreviver. Vivem confortavelmente nas nossas casas e apartamentos, com comida e água à vontade.

 

Mas o excesso de conforto também traz alguns prejuízos, justamente porque distanciam os cães da sua natureza primitiva, privando-os de atividades importantes para o seu desenvolvimento e bem-estar.

 

Seu amigo precisa de desafios

 

Não é da natureza dos cães apenas comer, dormir e fazer algumas caminhadas. Eles precisam de estímulo que envolvem o físico e a mente. Precisam de desafios.

 

Muitos dos comportamentos problemáticos que os cães apresentam, como morder e rasgar os móveis, vem da falta desse tipo de atividade.

 

O objetivo do enriquecimento ambiental é exatamente esse: preparar um ambiente interessante e estimulante para os cães, através de objetos e de pequenos desafios que vão gradativamente aumentando o nível de dificuldade.

 

Esses desafios devem estar relacionados com a natureza primitiva deles, como farejar, roer, procurar e alcançar coisas com o focinho e a língua.

 

Como fazer o enriquecimento ambiental:

 

1.     Brinquedos - Existem muitos brinquedos feitos especialmente para esse propósito, os mais comuns são os que utilizam a comida, nos quais você coloca a ração e o cão precisa encontrar uma forma de tirá-la lá de dentro.

 

2.     Atividades - Você também pode criar algumas atividades em casa. Como esconder a ração em um pano dobrado para que ele tenha que desdobrar para comer ou simplesmente espalhar ração em lugares diferentes da casa, de maneira que ele precise farejar para encontrar.

 

3.     Objetos criativos - Além disso, é importante que o ambiente seja enriquecido com objetos de pesos, texturas e cheiros diferentes para ele brincar ou interagir.

 

Tudo isso torna a vida do cachorro mais dinâmica e interessante, despertando os seus instintos e comportamentos naturais, aliviando o tédio e o stress deles.

 

Agora que você já sabe o que é enriquecimento ambiental, descubra quais as melhores opções para deixar o dia a dia do seu cachorrinho ainda melhor e divertido.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter