Instituto Santo Pet

MEU CARRINHO
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Tudo o que você precisa saber sobre tosa em cães


  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A Tosa é essencial para garantir a saúde do nosso amigo. Ela precisa ser realizada da forma adequada para assegurar a integridade do pet. Não se trata apenas de questão visual, mas de hábitos de higiene que podem comprometer o beneficiar a vida do nosso amigo. Pensando nisso, listamos algumas dicas importantes para te ajudar a entender qual a melhor forma que se adequa ao seu pet!

 

 Tudo o que você precisa saber sobre tosa em cães.

 

O QUE É A TOSA?

Você provavelmente já ouviu a expressão “Banho e Tosa”!  A maioria dos estabelecimentos oferecem o serviço de lavagem e tosa do pet, mas são coisas distintas, que por sua vez, auxiliam na saúde do pet. A tosa é o corte realizado no pelo do cachorro. O ideal é que ela seja realizada por um técnico ou pessoa treinada, para garantir a integridade física do cãozinho. Muitos pets costumam ficar agitados com o toque e aproximação de equipamentos desconhecidos, por isso, é importante que a tosa seja realizada por alguém já treinado e experiente.

 

BENEFÍCIOS DA TOSA

A tosa possui inúmeros benefícios. Para cães que possuem pelos longos ou moram em regiões mais quentes, a tosa frequente pode ajudar o pet a se manter ventilado e saudável. A tosa também facilita a higiene do pet, pois os pelos curtos diminui a chance de acúmulo de sujeira ou fezes.

 

 

ATENÇÃO AO TIPO DE PELO DO SEU AMIGO:

 

A tosa precisa levar em consideração o tipo de pelo do seu cachorrinho. Cada pet é diferente e precisa de cuidados específicos. Antes da tosa, converse com o veterinário e cuidador que fará a tosa, para garantir que o corte levará em conta o perfil do seu pet. Como é o pelo do seu cão? Pelo curto? Pelo liso e longo? Pelo encaracolado? Isso tudo deve ser considerado para garantir uma boa tosa.

 

Quando se fala em tosa a gente sempre lembra daquele pet bem fofinho com um corte super estiloso. Mas a tosa também tem outras funções importantes para deixar o seu pet limpo, confortável e saudável.

 

Existem dois tipos de tosa: a completa e a higiênica.

 

Tosa higiênica – Como o nome sugere, a tosa higiênica é feita para manter os pets limpinhos e saudáveis. São tosas feita em partes bem específicos:

 

Nas patas para evitar que o pet escorregue ou altere a passada pelo excesso de pelos. Essa alteração pode até mesmo causar problemas na coluna.

 

Na barriga, que é a parte do corpo que fica em contato com o chão quando eles deitam, essa tosa ajuda a diminuir o acúmulo de sujeira vinda do chão e a refrescar os pets porque facilita a troca de calor entre pele e o chão.

 

Nas partes íntimas. Essa região está sempre em contato com as fezes e a urina, que ficam presas nos pelos, causando mau cheiro e atraindo moscas. As moscas que podem depositar ovos ali e causar uma bicheira.

 

No focinho, para evitar que os pelos entrem nos olhos. Isso diminui o acúmulo de remela e ajuda eles a enxergar melhor.

 

 

 

Tosa completa - A tosa completa é feita em todo o corpo do pet. Ela tem função estética, valorizando a estrutura natural do pet ou até transformando completamente a aparência dele e também serve para refrescar os pets nos períodos mais quentes. 

 

Os pelos funcionam como um cobertor, então quanto menor eles estiverem, menos calor o seu pet vai sentir. Isso também é importante para a saúde deles, porque o excesso de pelo e calor causa o surgimento de fungos.

 

Não tem coisa mais fofa que um pet bem cuidado! Agora que você sabe como é importante manter o seu pet tosado é hora de levá-lo cuidar dos pelos.

 Cuide do seu amigo!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter