Instituto Santo Pet

MEU CARRINHO
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Três dicas para lidar com a ansiedade de separação.


  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Os cães são animais gregários, isso quer dizer que é da natureza deles viver em grupo. Por isso eles são tão apegados a nós. Essa, com certeza, é uma das características mais apaixonantes dos cães, eles são companheiros, participativos e amáveis. O problema é que muitas vezes eles precisam ficar sozinhos e isso pode ser muito difícil.

A solidão pode causar estresse, ansiedade e infelicidade para os nossos companheiros. Esse tipo de ansiedade canina é chamado de ansiedade de separação.

Veja alguns comportamentos que podem indicar que o seu cão está sofrendo de ansiedade na sua ausência:

- Choro e uivos excessivos

- Latidos excessivos

- Destruição de móveis e objetos

- Perda de apetite

- Automutilação

 

Se esse é o caso do seu cão, aproveite essas três dicas que vão te ajudar a melhorar o dia a dia dele.

 

1. Desapego

Eu sei que você ama ficar grudado com o seu bichinho, carregar no colo, colocar para dormir com você, mas fazer isso o tempo todo pode trazer problemas para ele. Como eles são animais gregários, o excesso de proximidade e de contato, faz com que eles fiquem exageradamente dependentes. Isso causará ansiedade e tristeza quando você se ausentar.

 

Então, não exagere nos carinhos para que o seu cãozinho se sinta amado, mas não fique totalmente dependente de você.

Ensinar seu pet a não depender de você é um ato de amor.

 

2. Ensine seu cachorro a ficar sozinho.

Para que o seu cãozinho se acostume com a sua ausência é importante que ele fique sozinho por algum tempo, mesmo quando você está em casa. Você pode colocá-lo por um tempo em um cômodo à parte com brinquedos e distrações, e depois soltá-lo, para que ele se acostume gradativamente a ficar sozinho.

Outra coisa importante é limitar o acesso do cão a determinados lugares da casa. Isso fará com que ele se acostume a se separar de você, a te ver fechar a porta e deixá-lo de fora. Assim, quando você for para rua, a sua saída não será totalmente estranha.

 

3. Torne o ambiente interessante

Além da solidão, uma das causas de ansiedade nos cães é o tédio. Imagine você ficar um dia inteiro em casa, sozinho; sem televisão, internet, um livro para ler… pois é, seria horrível!

O mesmo acontece quando deixamos os pets em casa sem distrações. Eles ficam entediados e estressados. Você precisa tornar o ambiente interessante para eles, com brinquedos e objetos que estimulem os seus instintos naturais, como roer, farejar, morder etc.

Ensinar seu pet a ter mais independência é um ato de amor. Isso os torna mais felizes e evita sofrimentos desnecessários.

Caso você perceba que o seu cãozinho continua sofrendo na sua ausência, procure um veterinário para avaliar o seu caso e encontrar a melhor solução para você e o seu pet.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter