Instituto Santo Pet

MEU CARRINHO
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Otite: o que é, como prevenir e tratar?


  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O que é otite?

 

Otite é o nome dado às inflamações e infecções no conduto auditivo – popularmente conhecida como: inflamação de ouvido. O ouvido é um lugar quente, úmido e escuro, isso favorece a proliferação dos microorganismos que causam a otite.

 

É uma doença muito comum em pets, mas muitas vezes é negligenciada. Você deve estar atento aos sintomas de otite no seu pet e procurar tratamento se houver suspeita da doença, pois apesar de parecer uma doença simples, pode trazer consequências graves para o seu bichinho.

 

Inicialmente a otite causa coceira e dor, mas pode se agravar, levando ao rompimento do tímpano, surdez e em casos mais graves, problemas neurológicos.

 

Sintomas

 

Os sintomas mais perceptíveis são:

 

- Choro ao coçar o ouvido

- O engrossamento da pele do canal auditivo

- Secreção

- Mau cheiro

 

Causas

 

A otite normalmente é causada por infecção por parasitas, fungos, ácaros ou bactérias. O surgimento dessas infecções é favorecido pelo excesso de umidade, de cera e de pelos no canal auricular.

 

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico deve ser feito pelo veterinário, que irá avaliar os sinais clínicos externos já mencionados e em seguida irá examinar a parte interna do ouvido com o otoscópio (aparelho para observar o interior do ouvido).

 

Em alguns casos é necessário a coleta de material para análise no microscópio a fim de identificar qual microorganismo está causando a infecção.

 

Animais muito agitados ou bravos podem precisar de sedação para realização dos procedimentos.

 

Tratamento

 

O tratamento é feito com medicamento adequado ao microorganismo causador da infecção, além da limpeza, quando necessário, para reduzir a quantidade de cera e permitir a penetração do medicamento no canal auditivo. O tratamento pode ser apenas local ou também oral.

 

 

Prevenção

 

O principal meio de prevenção são:

 

 

- Proteger o ouvido do pet na hora do banho com protetor auricular ou algodão impermeável

 

- Secar a orelha após o banho

 

- Limpar o ouvido com produto adequado para remoção de sujeira e excesso de cera.

 

- Retirar o excesso de pelo

 

- Evitar mergulhos em piscina e no mar

 

Esteja atento aos sinais de otite e se houver suspeita da doença procure um veterinário. O bem-estar e a saúde dos nossos pets dependem de nós. Nossos bichinhos não são capazes de reclamar das suas dores e incômodos, então somos nós que devemos estar atentos às alterações de comportamentos e a saúde deles.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter