Instituto Santo Pet

MEU CARRINHO
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Dezembro verde: alerta sobre maus tratos e abandono de animais.


  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A campanha Dezembro Verde foi desenvolvida para levar mais conhecimento a respeito do abandono de animais e maus tratos. Esta é uma forma de reduzir esses incidentes ao máximo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no Brasil.

 

Legislação

A Lei Federal nº 9.605/98 aponta: abandonar ou maltratar animais é crime.

Há também uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro. Ela aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o processo passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

 

O impacto do abandono

Os animais que são abandonados sofrem com doenças, exposição ao tempo, fome e riscos de atropelamento. Esse cenário pode acarretar transtornos aos animais.

 

Os pets que vivem nas ruas acabam desenvolvendo muitas doenças infecciosas, pois não recebem os devidos cuidados de saúde e higiene. Alguns desenvolvem as zoonoses, e acabam transmitindo doenças graves para seres humanos.

 

Neste cenário, os animais abandonados podem aumentar a incidência de algumas doenças que são transmitidas por  mosquitos, como a leishmaniose ou doenças fúngicas, como é o caso das esporo tricose nos gatos.

De acordo com a médica-veterinária Rosangela Gebara do CTBEA/CRMV-SP, o abandono impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública, devido às doenças que afetam tanto humanos quanto animais.

 

Dezembro Verde

 

O Dezembro Verde é promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), mas sua mensagem pode e deve se espalhar por todo país.

 

Este mês foi escolhido pois neste período do ano, os casos de abandono aumentam de forma expressiva. Muitas famílias decidem fazer viagens de férias e tomam a atitude de abandonar o animal. 

 

No caso dos maus tratos, a população precisa se conscientizar para saber que atitude tomar quando presenciar alguma cena do tipo. Existem muitos casos de violência contra animais, onde a maioria está relacionada a violência física e ausência de cuidados de saúde e higiene do pet.

 

Como evitar o abandono?

Antes de adotar um pet, é necessário avaliar sua circunstância para evitar situações de abandono.

Verifique se todos na família estão de acordo com a presença do animal, se ele terá onde ficar quando você for viajar e se você tem espaço adequado para ele.

 

Denuncie 

Assumir a responsabilidade diante de um caso desses e denunciar é a única forma de reduzir os casos de maus tratos.

Para realizar uma denúncia de maus tratos ou abandono de animais, é necessário seguir essas recomendações: reúna provas como fotos, vídeos, imagens de circuitos de condomínios, áudios. Leve o material até uma delegacia de polícia e registe o boletim de ocorrência.

Acima de tudo, é importante assegurar a saúde do pet.

Nesse sentido, o resgate do animal é um passo importante para evitar tragédias futuras com acidentes ou proliferação de doenças. Os pets que passam por maus tratos ou abandonos sempre se encontram em estado vulnerável, por isso, o resgate deve ser realizado o mais rápido possível, se possível, com ajuda especializada.

Quem ama, protege! Em caso de maus tratos de animais, denuncie!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter