Instituto Santo Pet

MEU CARRINHO
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Conheça os alimentos tóxicos para cães e gatos.


  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Todos nós, donos de cães e gatos, sabemos bem o quanto se torna difícil negar um alimento ao nosso animalzinho, ainda mais quando fazem aquela carinha de “por favor, me dá”.

Mas, atrás de alimentos “aparentemente inofensivos”, existem vilões na saúde do seu animal. Como o miolo de pão, por exemplo, que pode se expandir no estômago do seu animal e provocar fortes dores.

Muitas pessoas possuem o costume de dar aquela cebola refogada com gostinho de carne para o seu bichinho, sem saber que, o consumo desse alimento em excesso, pode causar uma anemia hemolítica em função de uma substância encontrada na cebola, o tiossulfato, que é tóxico para cães e gatos.

Uma pequena quantidade do alimento em questão, tanto refogada, desidratada ou crua, pode ser prejudicial a ele, visto que, cerca de 5g para gatos e de 15 a 30g para cães, já é o suficiente para causar alterações hematológicas.

Assim como a cebola, o alho também é tóxico, uma vez que é muito comum darmos restos de comidas para os nossos pets. Diversas vezes, aquele arroz temperado pode culminar na destruição de células vermelhas, resultando, consequentemente, em uma anemia.

Existem muitos remédios para cães e gatos contendo alho, porém, em quantidades baixas, não são prejudiciais. Os mesmos têm uma quantidade exata e estudada previamente, garantindo, dessa forma, a segurança da saúde do seu animal.

É importante ressaltar que frutas, como a uva, deve ser evitada também. A uva, pode causar insuficiência hepática e renal, de jeito que, pequenas doses, podem levar a morte do animal.

Segundo pesquisas, o chocolate ainda é o maior causador de intoxicação, por conter teobromina e cafeína (presente também no café), pertencentes ao grupo das metilxantinas. Essas substâncias podem causar vómitos e diarreia, sede e urinação excessiva, além de hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, tremores, convulsões, coma e até a morte.

Existe uma lista enorme de alimentos que podem causar intoxicação em nossos bichinhos, bem como outros que não foram citados, como:

·        Café;

·        Sal;

·        Fígado;

·        Salmão cru;

·        Laticínios em geral;

·        Milho na espiga;

·        Comida vencida;

·        Frango;

·        Xilitol.

 

Por isso, sempre opte pela melhor ração ou alimentação natural própria para cães. 

De toda forma, em caso de dúvidas, sempre procure por um médico veterinário, dado que esses poderão lhe indicar os melhores alimentos para o seu animal.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter