Adotar um novo cão é garantir diversão em dobro, e atenção também!
Acostumar dois cães juntos não é uma tarefa muito fácil. Principalmente se forem de raças e sexos diferentes. Mas, com um pouco de paciência, cuidado e uma pitada de dedicação é possível torná-los bons amigos.
Se você está considerando adotar um segundo cãozinho, aqui estão algumas dicas úteis para te ajudar na introdução do novo pet:
Escolha o momento certo
É importante escolher o momento certo para introduzir um novo cão na casa. É melhor evitar períodos de estresse ou mudanças importantes, como uma realocação de casa ou de rotina. Também é importante escolher um momento em que você tenha tempo e paciência para se dedicar à adaptação dos cães.
Em hipótese alguma, negligencie o acompanhamento da adaptação do cão ao novo lar. Dessa forma, você consegue identificar quais são as dificuldades do pet em relação ao novo ambiente.
Comece com uma apresentação segura
A primeira apresentação dos cães deve ser feita em um ambiente neutro, como um parque ou um jardim, onde nenhum dos cães se sinta dono do território. Mantenha os cães na guia e permita que eles se cheirem e interajam de maneira segura.
O importante é ter bastante espaço livre para que os cães não se sintam ameaçados.
Supervisão constante
Supervisionar os cães durante as primeiras semanas juntos é um ato imprescindível. É importante que nos primeiros dias de casa nova, mantenha-os separados em cômodos diferentes até que você esteja confortável com a interação deles.
Quando estiverem juntos, fique atento a sinais de agressividade ou tensão e separe-os imediatamente se necessário.
Proporcione espaço próprio para cada cão e estimule uma convivência positiva
Cada cão deve ter um espaço próprio com comida, água e uma cama ou almofada. Isso permitirá que cada cão tenha seu próprio espaço seguro e pessoal para se retirar quando precisar de privacidade ou um tempo sozinho.
Também encoraje a interação entre os cães com brincadeiras, passeios e atividades conjuntas. Reforçar comportamentos positivos com elogios e petiscos também pode ajudar a estimular a convivência amigável entre eles.
Lembre-se de que a adaptação de cães diferentes pode levar algum tempo e pode haver momentos difíceis durante o processo. No entanto, com paciência, dedicação e supervisão adequada, é possível acostumar dois cães juntos e torná-los grandes amigos.