Quando estamos juntos com os nossos cachorrinhos, é natural que nós queiramos estar grudados neles o tempo todo, dando todo o carinho e atenção do mundo. O problema é que se nós exageramos nessa atenção, eles irão sofrer quando estiverem sozinhos.
Se o seu cãozinho fica te seguindo dentro de casa o tempo todo, te espera na porta do banheiro, chora muito quando você está ausente, isso significa que ele é hiper dependente de você e não consegue ficar bem e feliz sozinho.
Nós temos aqui, algumas dicas para que você ajude o seu pet a se tornar mais independente.
1- Tenha um lugar exclusivo para ele.
Ao invés de deixar as coisas do seu pet espalhadas pela casa, crie um ambiente separado para ele com tudo o que ele precisa: água, comida, banheirinho etc. Ele precisa perceber que há um lugar só dele onde você não permanece.
2- Torne esse lugar atrativo
Sempre que você for alimentar os seus pets, dar um petisco ou algum brinquedo que ele goste, ofereça essas coisas a ele, nesse lugar que é só dele e não fique presente. Isso fará com que ele se acostume a encontrar prazer e alegria sozinho, sem sentir a sua falta.
Você precisa oferecer coisas que sejam mais interessantes do que a sua presença, enquanto ele estiver sozinho.
3- Deixe-o sozinho
Você precisa deixar o seu cachorrinho sozinho, mesmo quando você estiver em casa. Se o seu cão fica o dia todo em casa sozinho e quando você chega ele fica o tempo todo grudado em você, sendo hiper estimulado, ele vai passar o dia inteiro ansioso esperando a sua chegada.
A vida do cachorro com ou sem a sua presença deve ser mais ou menos a mesma, para isso ele deve ter momentos sozinhos no cantinho dele mesmo que você esteja em casa.
Conclusão:
A forma com que os pets se apegam a nós é muito bonita, mas se nós estimularmos demais esse apego faremos com que eles sofram. Devemos dar carinho e atenção, mas no tempo e na intensidade correta.
Um cachorro independente é um cachorro feliz.