A chegada de um novo pet pode trazer muita insegurança e apreensão quanto a adaptação dos dois bichinhos. Esse Processo requer cuidado, mas você não precisa ter medo, um novo pet trará ainda mais alegria para a sua casa.
Você está com medo de levar outro cãozinho para sua casa?
Nós vamos te dar 5 dicas para mandar esse medo embora.
1- Faça o primeiro encontro fora de casa.
Os cães são naturalmente territorialistas, para o seu cãozinho a casa também é dele. Então, se você colocar um novo cão desconhecido dentro de casa, as chances de haver rejeição e brigas são grandes, porque o novo pet será visto como um invasor.
Para que isso não aconteça, o ideal é que você faça o primeiro encontro em um ambiente neutro, como um parque ou praça. De preferência um lugar tranquilo, com pouco movimento e sem muitos animais por perto. Deixe os dois se aproximarem, brincarem juntos até que fiquem à vontade e deixem de ser estranhos um para o outro. Aí sim, está na hora de levar o novo pet para casa.
2- Cuidado com os ciúmes
Faça os seus cãezinhos perceberem que a vida deles é melhor quando outro cão está perto. Se você estiver fazendo carinho em um pet e o outro chegar, não pare para dar atenção ao que chegou. Isso vai gerar ciúmes. Faça o oposto, quando o outro se aproximar, aumente a quantidade de carinho e atenção. Assim eles irão perceber que o outro não é uma ameaça à proximidade que ele tem com você. Fazendo isso, a presença do outro cão será associada a coisas boas e ele irá perceber que a vida dele é melhor quando o outro pet está por perto
3- Deixe a amizade acontecer naturalmente
Nem sempre os cães se tornaram amigos imediatamente. Isso pode levar um tempo.
É natural que o nosso desejo de que as coisas se ajeitam logo, nos leve a tentar dar uma forcinha, mas não faça isso. Se você forçar a barra eles podem brigar e isso vai prejudicar e atrasar todo o processo de aproximação.
Nos casos em que há muito estranhamento entre os pets, você pode deixá-los em ambientes separados e depois em ambientes vizinhos, separados pelo portão para pets. Daí, com o tempo vai liberando o convívio no mesmo ambiente. Ah, importante! Nunca deixe os dois juntos sem supervisão até que eles estejam totalmente adaptados.
4- Cuidado com a comida
Um dos principais motivos de disputa e brigas é a comida. Então, mesmo que os pets já convivam no mesmo ambiente, pode ser que no início a melhor opção seja alimentá-los isoladamente para evitar brigas nesse processo de aproximação.
5- Tenha paciência
Nós, na maioria das vezes, não fazemos amizades do dia para noite, é só lembrar da época da escola, quando você chegava em uma turma nova. Com os pets não é diferente. Em alguns casos a adaptação se dará de maneira fácil e rápida, em outros as coisas podem demorar um pouco mais. Em todo caso é importante que você, que é responsável pelo processo de aproximação, faça as coisas com calma de acordo com o ritmo natural dos seus animais. Isso tornará todo o processo mais tranquilo e rápido.
Não tenha medo
Muitas pessoas morrem de vontade de ter outro cãozinho, mas têm medo do processo de adaptação, isso inclusive impede que alguns cachorros sejam adotados por pessoas maravilhosas que tem amor para oferecer para vários pets. Não tenha medo. Com informação, amor e paciência tudo se ajeita.
Vença esse medo com amor; adote!