Todos nós queremos que nosso pet tenha uma vida longa, saudável e feliz. Emas para isso é necessário manter a saúde em dia. E quando se fala em saúde, a atividade física é essencial, inclusive para nossos amiguinhos.
Muitos cães acabam tendo uma vida sedentária por falta de espaço ou de estímulo. Mas é possível mudar esse quadro e possibilitar ao nosso cãozinho uma vida saudável.
Assim como para nós, a atividade física traz muitos benefícios físicos e psicológicos para os pets.
ALIVIANDO O ESTRESSE
Do ponto de vista psicológico, o exercício é fundamental para aliviar o estresse. Apesar de todo o carinho que damos ao nosso cãozinho, existem alguns fatores estressantes que nem sempre podemos evitar.
Um deles é a falta de companhia. É comum que os pets precisem ficar em casa sozinhos durante o dia e como os cães são animais extremamente sociáveis, isso pode ser bastante estressante.
O outro é o barulho. Nós sabemos que eles têm a audição muito mais sensível do que a nossa e morar próximo a escolas ou rodovias movimentadas por exemplo, pode ser bastante desconfortável.
Junto com todo carinho que damos, a atividade física é fundamental para desestressar nossos companheiros.
MAIS MOVIMENTO, MAIS SAÚDE
Quanto a parte física, o exercício promove a queima de calorias e evita o sobrepeso dos cães, o que tem sido um problema cada vez mais frequente. Os apartamentos estão cada vez menores e os nossos pets ficam sem espaço para correr com liberdade, tendendo a ficar mais parados.
O estresse também pode levar os cães a comer mais, e isso, somado ao sedentarismo causa muitos danos a sua saúde. Muitos cães sofrem de obesidade, por falta de uma rotina adequada de exercícios.
Por isso é fundamental colocar nossos amiguinhos para se mexer, levá-los frequentemente para passear, correr e brincar.
DICAS DE ATIVIDADES
Listamos algumas atividades que podem ajudar o seu cãozinho a se movimentar e ter uma vida mais saudável:
1. Pega-pega
É possível praticar exercícios com seu pet e ainda mantê-lo entretido. Brincar de pega-pega é uma ótima forma de fazer com que seu cãozinho se movimente. Você pode fazer com que ele corra atrás de você utilizando algum petisco ou brinquedo. Esse tipo de exercício é recomendado para locais mais amplos como parques, jardins.
2. Percurso
O percurso com obstáculos é um excelente exercício físico para manter seu pet em movimento e treinar a função motora. No início, o cãozinho vai precisar ser conduzido, para entender o funcionamento da atividade, mas depois de um tempo, ele já estará adaptado ao percurso. Pode-se usar diferentes obstáculos, os mais comuns são: pneus, varas, mas também é possível usar objetos mais comuns e adaptá-los para esse objetivo, como bambolê, vassoura, baldes, cones. É necessário um espaço amplo para realizar essa atividade.
3. Pular corda
Use uma corda e incentive seu cãozinho a saltar por ela. Aos poucos ele vai entender a “brincadeira” e logo estará saltando feliz. Essa atividade faz com que ele exercite seus músculos, evitando o sedentarismo e atrofia muscular.
4. Jogar a bolinha
Brincar com a bolinha é uma das atividades mais simples e baratas. O objetivo é fazer jogar a bolinha e fazer com que seu cãozinho traga de volta. Também é possível adaptar para um graveto ou boomerang. O importante é fazer com que seu pet se movimente.
5. Caminhada
Todos nós precisamos nos exercitar, então aproveite o momento da sua caminhada e leve seu cãozinho junto com você. Se ele já estiver acostumado às caminhadas é possível acelerar o passo, e quem sabe vocês não tentam uma boa corrida?
Vida é movimento! Bora colocar nossos pets para se mexerem!