Nosso sonho era poder ter os nossos pets com a gente a vida toda. Mas infelizmente a maioria deles tem um tempo de vida bem mais curto que o nosso. Por isso, nós vamos te dar três dicas que vão te ajudar a prolongar a vida do seu pet:
1- Tome cuidado com o peso do seu pet
Está cada vez mais comum encontrarmos animais domésticos com sobrepeso. Todos os dias surgem guloseimas novas para eles e é natural que nós queríamos agradá-los, mas é preciso tomar cuidado para não dar comida em excesso.
O excesso de comida e a falta de atividade física levam os animais a obesidade e com ela aparecem doenças como hipertensão, diabetes e problemas nas articulações. Esses problemas, além de diminuir a longevidade, resultam em uma velhice mais difícil e sofrida.
A hipertensão e diabetes por exemplo, podem afetar vários órgãos e gerar outras doenças, os problemas articulares tornam a movimentação mais difícil e impedem a atividade física, o que só agrava toda situação.
É possível livrar o seu pet da obesidade colocando-o para se exercitar com regularidade, dando a quantidade de comida adequada e a ração correta.
Por isso, a nossa próxima dica é:
2- Alimente bem o seu pet
A alimentação será determinante para que o seu pet viva muito e viva bem.
Hoje em dia existem muitas opções de ração no mercado. Na hora de escolher considere três pontos fundamentais: o porte, a raça e a idade do seu pet.
Porte - Considere o tamanho e a densidade muscular do seu bichinho. Os cães maiores ou com mais massa muscular precisam de alimentação diferente dos cães de porte pequeno. Procure a ração que mais se adequa ao seu pet.
Raça - Cada raça tem as suas necessidades específicas de nutrientes. Algumas necessitam de suplementação para compensar carências naturais. é fundamental que você estude sobre a raça do seu pet.
Idade - Com a idade o corpo passa a ter necessidades especiais. É importante acompanhamento veterinário para saber como anda a saúde do seu amigo.
E aqui fica a terceira dica:
3- Visite o veterinário regularmente.
O veterinário é a pessoa mais adequada para avaliar o seu bichinho e definir o que é melhor para ele.
Seu pet é único, por isso além das orientações gerais sobre o porte, a raça e a idade, o veterinário pode fazer uma avaliação personalizada e pedir exames para encontrar as necessidades mais específicas dele.
Através dos exames o veterinário pode identificar o que falta de nutrientes para suplementar, detectar doenças em estágio inicial (possibilitando o tratamento precoce) ou até prevenir doenças específicas da raça do seu bichinho.
Tomar esses três cuidados vai contribuir muito para que o seu amigo viva mais tempo e com mais saúde.
Cuide do seu pet, ele precisa de você!